quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Paciência





A paciência é considerada uma das sete virtudes, e dentre elas, a mais difícil de se desenvolver, segundo a obra "Apotheosis", escrita por Prudêncio, um cara que foi considerado o maior poeta cristão da antiguidade.

Eu diria que paciência é ir pra guerra com a certeza da vitória, porque uma pessoa paciente, tem os pés no chão, serenidade, alcança o alvo sem grandes desgastes emocionais, e naturalmente é mais confiante.

Falando de mim, eu sou uma criaturinha ansiosa além do limite aceitável, questionadora incansável e calculadora do futuro, haha. Sério. Eu calculo como as coisas serão, como fulano agirá, etc. Em resumo: eu sou é completamente maluca, mas disfarço bem (ou não). E aí pensem se é possível uma pessoa ansiosa, questionadora e calculadora do futuro, ter a tal virtude que tanta gente chama de PACIÊNCIA. É impossível! E eu só lamento por isso... Não, isso não foi aquele modo de falar. Eu realmente lamento! E muito! Ser impaciente desgasta, stressa e me dá de brinde fios brancos. Até me considero forte diante de situações complicadas, já passei por várias e permaneço viva e sorridente, mas sem sombra de dúvidas, se eu tivesse paciência, tudo seria mais fácil e acreditem, mais rápido. Simplesmente porque uma pessoa impaciente, vive metendo os pés pelas mãos e daí tem que voltar lá no início e começar tudo de novo.

A palavra ESPERAR já me irrita. Mas quem perde com isso? Euzinha aqui. Perco o sono, a graça e o tempo que poderia estar curtindo enquanto tô impaciente. Acho que de uma forma geral, a grande maioria das pessoas é assim. Uns menos, outros mais.

A Bíblia nos fala muito sobre a Paciência. Vejam alguns versículos:


"Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas." Hebreus 6:12

"Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima." Tiago 5:7-8


"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança." Romanos 5:3-4


"Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão." 1 Timóteo 6:11
 

Antes de escrever aqui pro blog, eu andei lendo alguns artigos sobre o assunto e vi que além da mensagem de Deus que nos é passada na bíblia, nós também podemos nos dar uma forcinha.

Segundo os psicólogos, paciência exige treino. E depende de nós dar ou não espaço para o que nos deixa impaciente. Bom, eu penso que talvez isso resolva em situações do dia-a-dia como no trânsito, com aquele colega lerdo do trabalho ou aquela pessoa chata da fila do banco, etc. Isso aí a gente consegue fugir, ou ouvir uma música que nos ajude a distrair, etc. Mas e aquelas situações que exigem única e exclusivamente ESPERA/PACIÊNCIA? O que fazer? Nesse caso o Milton Paulo de Lacerda, psicólogo e autor de livros sobre a paciência, diz que o treino da paciência requer saber lidar com adversidades. Há quem diga também que praticar atividades físicas ajuda bastante ou ainda fazer 20 minutos de meditação diária.

Eu particurlamente penso que tudo é válido e que apesar de ser bem difícil na prática, não é impossível. O esforço deve valer a pena! Digo deve porque ainda não me esforcei pra isso, confesso. Mas assim que souber, isso será papo pra um outro post.

Então: Sorte e tolerância aos impacientes como eu! 

Indico o livro: "Paciência - ter ou não ter?" do Milton Paulo de Lacerda.


                                                                      


3 comentários:

  1. A pressa é inimiga de perfeição
    ou
    Não adianta carregar pressa

    Paciência é uma virtude.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Flavia, a melhor maneira de se exercitar a paciencia é tendo uma ajuda externa. Um amigo, um confidente. Falo por experiencia. Admirei vc admitir seus defeitos, poucas pessoas tem essa coragem.

    Master

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês! Obrigada por comentarem! :)

    ResponderExcluir